Gerar Caixa, quando pensamos em falar sobre o crescimento e da escalabilidade das empresas, isso envolve a disponibilidade de recursos e o financiamento para empresas. Mais como fazer para ter recursos?
A maioria dos empresários consideram recursos de Equity e Capital de Risco, e outras formas de captação que estão, ou escassas, ou muito caras. Mas, nós vamos falar neste artigo sobre recursos financeiros próprios, como melhorar os resultados financeiros e reverter para investir em crescimento.
Afinal, dívida, bancárias ou não, são caras e investidores estão escassos, então nada melhor do que contar com recursos próprios.
É possível a empresa financiar seu próprio crescimento. Mais para isso é necessária muita disciplina e ampliar os horizontes sobre o sucesso financeiro. Muitos empreendedores não dão atenção para o fluxo de caixa, e podemos dizer que isso é essencial.
Então, vamos juntos neste artigo saber mais sobre a melhora dos resultados financeiros.
1- Fluxo de Caixa ou Lucros, o que você escolhe?
Durante meus 25 anos em minha trajetória profissional, observei muitas empresas com crescimento acelerado, com boas margens e que sucumbiram ou faliram durante esse período.
Qual foi o problema que levou a falência destas empresas?
A falta de caixa e de capital para sustentar o seu crescimento.
Pode parecer um contrassenso, mas existem diversos exemplos empresariais que abriram mão de lucratividade inicial para crescerem.
O melhor exemplo disso é a gigante Amazon que nos primeiros anos tinha uma operação deficitária, mas uma capacidade enorme para gerar caixa. Essa estratégia funcionou pelo fato de não operar com estoques e assim se diferenciar das livrarias tradicionais.
Outro exemplo de sucesso é a DELL em sua operação Just in Time contra a Gigante HP. Quem levou a melhor?
Portanto, se tiver que escolher entre em Caixa e Lucro? (Fique com os dois), mas no curto prazo é possível pensar em caixa. Publicamos um artigo com perguntas simples para verificar se você pensa em Caixa minimamente.
Existe um ditado para isso, “Receita é vaidade, lucro é sanidade e o fluxo de caixa é o rei”. O fluxo de caixa é o que salva uma gestão.
É claro que esse fluxo de caixa precisa ser bem utilizado, senão ele vira uma vazão de dinheiro pela má gestão. Então, gere caixa e invista na empresa de forma inteligente.
2- Como medir o sucesso financeiro empresarial
O lucro é o que importa. Temos até um método que utilizamos para gerar mais resultados nas empresas que atendemos. Ele está na lista de Cursos do Gescola – Escola de Gestão. Lucro em 1.º Lugar – Transforme os Resultados na sua empresa.
Mas com certeza o sucesso empresarial não pode ser medido somente pelo lucro. Existem empresários que olham também para o Patrimônio Líquido, se você faz isso esqueça esse método.
Existem duas formas de medir, que devem ser combinadas para uma análise mais adequada.
- Pelo Fluxo de Caixa;
- Pelo Rendimento.
Um dos indicadores mais indicados para fazer essa verificação é a análise de DuPont. O seu indicador e sua decomposição ajudará a entender as dinâmicas acima. Esse índice é o RAOL (Retorno sobre os Ativos Operacionais Líquidos).
RAOL = Lucro/Ativo Operacional Líquido = (Lucro/Receita) X (Receita/Ativo Operacional Líquido), onde;
Ativo Operacional Líquido é o Ativo Operacional – Passivos Operacionais + Ativos Fixos.
Em um exemplo de resultados para análise temos:
Supondo uma empresa com os números acima,
O Lucros/Receita mede a Margem, que representa a eficiência operacional da empresa.
A Receita/Ativo Operacional Líquido, que representa o giro do ativo diz respeito sobre a capacidade da empresa em gerar recursos com uma determinada quantidade de ativos.
Essas duas medidas representam o Retorno sobre os investimentos operacionais. Essa é a forma certa de entender o sucesso na estratégia financeira.
3- Quais são os impulsionadores do Sucesso Financeiro
Bem, ao longo do texto observamos que o lucro não representa nada se não tiver relacionado com o retorno sobre o investimento da empresa.
Ram Charan, professor de Harvard menciona isso neste vídeo emblemático, eu achei que no exemplo final, o empresário iria reverter o resultado e ele faliu, veja como o senso comum pode enganar.
Agora devemos saber que o retorno não é algo que simplesmente mudamos através de simples ações, elas estão relacionadas a quatro principais itens impulsionadores dos resultados, são eles:
a- Lucratividade
O primeiro ponto para melhorar o retorno e o caixa é a lucratividade. Esse é um dos temas que os empreendedores mais dão atenção, mas ele isoladamente não garante o sucesso.
b- Gestão do Capital de Giro
O Capital de Giro são os recursos utilizados para realizar os investimentos operacionais para a operação da empresa. Ele é representado pelo Contas a Receber e pelos Estoques.
A forma natural de financiamento deste investimento operacional é o Contas a Pagar dos Fornecedores.
Quando um fornecedor é pago antes do recebimento de uma venda, existe uma necessidade de capital de giro, conforme a figura abaixo. Essa necessidade é normalmente coberta por recursos dos sócios ou de terceiros.
c- Gestão de ativos não circulantes
No Ativo não Circulante normalmente temos os investimentos de capital e intangíveis. Em organizações ágeis o volume de recursos dispendidos para esses investimentos é mínimo, liberando recursos para o giro.
d- Fluxo de Caixa/Financiamento
Esse impulsionador diz respeito sobre o grau de financiamento e a capacidade de se financiar. É um item muito observado pelos Bancos para oferecer novas linhas.
Os principais indicadores a medir são:
- Dívida Líquida
- Fluxo de Caixa Líquido
- Relação Dívida/Patrimônio
- Cobertura dos juros
4- As 7 alavancas para melhorar o resultado e financiar o crescimento
Conhecidos os impulsionadores, temos 7 principais alavancas financeiras que provocaram melhoras nos resultados financeiros de sua empresa.
Você pode avaliar a mudança de 1% ou 1 dia em cada alavanca para mensurar o resultado, em termos de Fluxo de Caixa e de Lucro. Desta forma é possível priorizar ações para a melhora financeira.
Vamos agora às alavancas:
a- Preço
Uma forma de melhorar resultados é elevar o preço de seus produtos e serviços. Mas daí você me diz que é difícil, não é mesmo?!
Bem, existem algumas técnicas de ampliar o sortimento com produtos de maior valor agregado com realização de upselling que podem funcionar. Outra forma é utilizando o Neuromarketing como estratégia para ancoragem de preços.
Sabendo disso, não tem desculpa para não cuidar deste componente, hein!
b- Volume
Outra questão difícil são os aumentos de volume. Aqui também vale a questão do sortimento para realizar o crosselling além de melhorias em prospecção e fechamento de vendas.
Separei algumas dicas publicadas na Exame para você: 8 dicas para aumentar suas vendas | EXAME
c- Custos dos Produtos Vendidos
Aqui vale a pena revisitar os custos de matérias primas, encontrar materiais substitutos mais baratos e até reformular ou fazer redesenho de produtos.
Você não tem ideia do resultado de um parafuso a menos no projeto de um fogão para uma Indústria, vale a pena pensar nisso, claro, de forma estratégica.
d- Despesas Operacionais
Dizem que Despesas Operacionais são como unhas, se não aparadas elas vão crescer e incomodar. Corte sempre essas despesas.
e- Contas a Receber
Nas contas a receber seu desafio é receber o quanto antes pelas suas vendas, algumas dicas neste sentido são:
- Redução do prazo de pagamento;
- A venda à vista com uma parceria financeira (Bancos) para financiar a compra para os clientes;
- Agir mais rápido sobre os inadimplentes.
f- Estoques e Trabalho em Andamento
Lembra-se do exemplo da Amazon? Trabalhar com estoques de terceiros é uma ótima saída para reduzir os dias de inventário de sua empresa. Pense também em:
- Tempo de produção mais curtos;
- Produção sob encomenda;
- Melhorias no planejamento de produção;
- Utilização de Cross Docking.
g- Contas a Pagar
Por fim as contas a pagar, na qual você deve pensar em como postergar ou pagar mais lentamente seus fornecedores (sem atrasar o pagamento).
- Renegocie os prazos mais curtos que possui;
- Pague em dias fixos;
- Utilize financiamentos operacionais de prazo.
Outras dicas no artigo que recomendei na seção de contas a receber.
Conclusão: Por onde começar
Imagino se você leu o artigo até aqui, que mudamos um pouco da forma de ver o seu financeiro e como ele pode ser estratégico.
O primeiro passo é você levar ao conhecimento para a gestão da empresa. Caso você não tenha uma equipe financeira pode contar com os nossos serviços de CFO as a Service.
Você deve provocar o planejamento atrelados as alavancas que comentamos aqui, com avaliações periódicas e com o cálculo dos retornos.
Se esse artigo ajudou, dê um joinha (sempre quis dizer isso aqui, rs) ! 🙂
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