A vida profissional é de grande importância para muitos. De fato, o trabalho é a atividade individual mais longa do dia de uma pessoa. Com certeza você já fez muitos amigos, e ao longo dos mais de 20 anos que eu tenho no mercado de trabalho, já vi até grandes relacionamentos amorosos nascerem no ambiente do escritório. Mas e agora que estamos no sistema híbrido?
Porque o trabalho, não se trata somente de trabalho, ele faz parte da vida. Na sociologia existe um princípio, o da proximidade. Ele descreve a tendência de termos relações sociais com aqueles que estão próximos a nós.
Isso é tão verdade e tem um efeito engajador. Uma pesquisa da Gallup descobriu que ter um melhor amigo no trabalho pode aumentar as chances de engajamento de 7 vezes.
Antes da pandemia os escritórios facilitavam muito o princípio da proximidade. Estávamos todos os dias, com as mesmas pessoas. Sempre percebíamos a empresa como um bom lugar para trabalhar aquela que investia no escritório para promover esse contato.
Mas com a pandemia descobrimos o sistema híbrido, e mesmo com as pesquisas apontando que ficamos mais exaustos no trabalho em casa, não queremos perder essa grande flexibilidade.
Sim, o sistema híbrido veio para ficar. Mais como promover as interações individuais que tanto precisamos? Quando vamos ao escritório temos o risco de encontrar ele vazio (tipo sexta-feira rs) ou ainda não encontrar as pessoas com quem nos relacionamos. Vamos ver um pouco mais sobre.
A importância das interações individuais
A experiência de um colaborador na empresa é uma combinação de duas partes. Uma promovida pela grande liderança baseada na organização e outra com as suas relações individuais com liderança direta, pares e colegas.
Na parte organizacional, temos a entrega da marca corporativa, a cultura, os valores, políticas e todo o mais formal sobre a empresa.
Mais é na parte individual, com os colegas, liderança direta é que podemos observar se teremos ou não um bom ambiente de trabalho. É aqui que os problemas reais são resolvidos e portanto temos o nosso sistema de sentimento ativados.
Para um exemplo, é como na pandemia, apesar das várias lives, nada substitui um show ao vivo. A experiência online não substitui a experiência offline.
Como manter as equipes engajadas em um ambiente híbrido
Aqui a liderança direta, gerentes e coordenadores possui responsabilidade. Como eles possuem grande contato com a maior parte dos colaboradores, isso permite uma posição adequada para as táticas de promoção das relações. Vamos ver o que pode ser realizado.
Ter compromissos compartilhados e expectativas mútuas
Uma boa comunicação e acordos claros é uma excelente chave para o sistema híbrido dar certo. Sem um direcionamento e metas bem definidas ficará difícil o colaborador seguir o rumo correto.
Você deve também registrar as expectativas de interações com o time interno. Podemos estabelecer um acordo para definir como serão as comunicações on e offline. O acordo deve ser individual a partir das necessidades do trabalho. Uma pessoa que trabalha em um projeto, por exemplo, tem uma necessidade maior de interações com o time, do que um analista no backoffice.
Ter um acordo permite um bom relacionamento com o que se espera.
Fazer contatos com frequência, mesmo no híbrido
É da liderança direta uma responsabilidade de promover contatos entre a equipe. Quando tínhamos a proximidade física fica muito mais fácil saber notícias das pessoas.
Uma pessoa saia de férias ou para um feriado, ou ver ela corada de sol pergunta-se sobre a praia, ou ainda quando ela chega muito feliz, queríamos saber o que tinha ocorrido.
Então nas reuniões de time, dedique uma parte do tempo para as atualizações e o compartilhamento das novidades pessoais. Isso permitirá que seu time fique muito mais próximo.
Faça também contatos rotineiros para se manter sempre presente. Tem dias que ligo para minha equipe direta somente para dizer um oi, ou ainda para dizer que estava pensando nela.
Encontre sua equipe pessoalmente de forma regular
Procure planejar reuniões presenciais para que a equipe tenha interações entre eles. É bom manter alguma regularidade nela para que as pessoas sempre criem expectativas.
O planejamento de offsites também possuem excelente ROI nos tempos atuais e deve ser pensados para promover esse contato. Lideranças mais jovens podem ter alguma dificuldade neste planejamento, por isso sempre precisam se atualizar com cursos de gestão.
Demonstre apreço com frequência de maneiras grandes e pequenas
Voltando ao nosso ambiente físico do escritório, todos os dias conseguíamos demonstrar apreço com as pessoas através de uma linguagem não verbal. Exibíamos sorrisos e acenos de cabeça para isso.
Portanto, precisamos transformar esse comportamento para o sistema híbrido agradecendo sempre um bom trabalho, dando feedbacks positivos e fornecendo reconhecimento. Eles são essenciais para esse papel que tinha de criar conexão genuína.
Encontre uma maneira de estar juntos enquanto separados
Uma das coisas mais interessantes na pandemia eram os momentos juntos online como um café da manhã ou um jantar.
Devemos continuar essa prática com equipes remotas, principalmente se elas estão distantes.
Em companhias que possuem diversos locais de trabalho, as reuniões de time estão sendo feitas com interações nos diversos locais ao mesmo tempo. Isso aproxima e principalmente gera um sentimento de pertencimento.
Conclusão
Com a mudança para um sistema de trabalho híbrido, que veio para ficar e transformar nossas relações de trabalho, devemos estar atentos aos métodos que promovem as necessidades sociais e emocionais aos nossos colaboradores e liderados.
Isso permite manter uma boa experiência do colaborador e atender a necessidade de conexão autêntica com sua equipe de trabalho. Os benefícios disso são o engajamento e o sentimento de pertencimento que são insubstituíveis nesse mundo conectado. Pense nisso!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.