Por que o compartilhamento de conhecimento no ambiente empresarial importa? Porque o conhecimento coletivo de todos os membros de sua organização é o ativo mais valioso de uma empresa.
É isso que permite que os colaboradores façam bem seu trabalho e que as operações funcionem com eficácia. Por isso o conhecimento é uma grande vantagem competitiva nos dias atuais.
Porém, somente se obtêm essa vantagem quando o conhecimento é compartilhado. Vamos ver os benefícios do compartilhamento e o quanto uma empresa pode perder se não propiciar um ambiente adequado para que isso ocorra.
O que é compartilhamento do conhecimento
O compartilhamento de conhecimento é o processo de troca de conhecimento organizacional entre funcionários, equipes e stakeholders importantes dentro de um negócio.
O conhecimento que está sendo compartilhado pode ser:
- Conhecimento explícito, que é o conhecimento que pode ser facilmente codificado ou documentado.
- Conhecimento tácito, que é o conhecimento que vem da experiência da realização de atividades.
É preciso observar que o compartilhamento eficaz do conhecimento é uma etapa crítica na gestão e envolve tanto a transferência quanto a absorção de conhecimento.
Vamos ver os benefícios de compartilhar.
Benefícios de Compartilhar o Conhecimento
Investir na facilitação do compartilhamento de conhecimento é um compromisso que uma empresa deter. Sem isso é impossível transformar a sua realidade.
A troca de conhecimento livre e consistente não ocorre da noite para o dia, nem começa do nada. É preciso esforço conjunto e intencionalidade.
Claro que os benefícios são vários, como vamos observar.
1- Melhora o alinhamento organizacional
Embora manter a individualidade seja essencial para uma força de trabalho diversificada e feliz, é essencial que os funcionários estejam alinhados com a missão e os objetivos gerais da sua empresa.
Sem o compartilhamento de conhecimento, o alinhamento da organização simplesmente não pode ser alcançado. Os colaboradores devem estar sempre na mesma página, e a única maneira de isso acontecer é que o conhecimento seja compartilhado de forma consistente.
Saber o que fazer e o porquê é um inclusive um dos princípios da Responsabilidade Extrema que podemos saber mais neste link.
2- Aumenta a produtividade
Segundo estudo da Mckinsey, colaboradores passam 20% da semana de trabalho procurando informações que precisam para realizar seus trabalhos.
Isso significa que a força de trabalho desperdiça um quinto de seu tempo procurando conhecimento que deveria estar prontamente disponível.
Ao tornar o conhecimento facilmente acessível e encontrado, o foco para ser dedicar em seu trabalho em vez de tentar encontrar as informações de que precisam. O custo disso chega a milhares de reais em um ano, como podemos observar na calculadora abaixo em uma com aproximadamente 200 colaboradores, onde a estimativa é de perda de aproximadamente R$ 500 Mil convertendo para reais.
Fonte: https://www.panopto.com/resource/valuing-workplace-knowledge/
3- Melhora a retenção de conhecimento
A retenção de informações é vital para o desempenho de uma pessoa. No entanto, ao trabalhar em um ambiente de equipe, todos devem ter o mesmo conhecimento.
Para garantir que isso aconteça, toda a equipe precisa reter as informações pertinentes. O compartilhamento eficaz do conhecimento facilita essa retenção, aprimorando o desempenho em toda a empresa.
Felizmente, um informa o outro, mais se houver uma retenção de conhecimento neste ciclo, você terá uma quebra de produtividade. À medida que um conhecimento é compartilhado, ele permeia toda a empresa. Isso é essencial além das funções diárias e projetos de longo prazo.
4- Desenvolvimento Profissional Contínuo
O desenvolvimento contínuo de seus funcionários por meio da colaboração e do aprendizado aumenta o nível de habilidade do indivíduo e a eficácia da equipe.
Por meio do compartilhamento de conhecimento, o desenvolvimento profissional pode ocorrer de forma consistente e indefinida.
À medida que essas melhorias colaborativas levam a melhores ideias e informações, a estrutura da sua empresa também crescerá.
Por meio do desenvolvimento de profissionais e da agregação de conhecimento, sua empresa criará um ambiente mais abrangente e envolvente que beneficiará os funcionários no futuro.
5- Ajuda sua empresa a economizar dinheiro
Você pode economizar dinheiro reduzindo esforços duplicados, bem como reduzindo a quantidade de tempo que os funcionários gastam procurando informações.
Por exemplo, quando a Intel estava tentando melhorar o desempenho de um de seus produtos, a empresa descobriu que 60% dos problemas encontrados já haviam sido resolvidos por uma equipe anterior.
6- Aumenta a satisfação no trabalho e a retenção de funcionários
Embora a retenção de conhecimento seja excepcionalmente eficaz na criação de uma força de trabalho coesa, ela também incentiva os funcionários a serem mais autônomos, capacitando-os a trabalhar com confiança.
Quando a autonomia é alcançada, os funcionários ficam mais satisfeitos com seus empregos, mais propensos a assumir o controle de suas operações diárias e colocados no controle de seu desenvolvimento de carreira.
Como incentivar o compartilhamento de conhecimento no local de trabalho
O compartilhamento de conhecimento é essencial para uma empresa saudável e bem-sucedida no mundo moderno.
Então, como você pode facilitar o compartilhamento de conhecimento e liberar todo o potencial de sua organização?
1- Construa uma cultura que promova o compartilhamento de conhecimento
Para criar uma cultura deve ter uma missão e visão claras para sua empresa. Assim é possível se concentrar, estabelecer uma mentalidade comum de crescimento em toda a organização e incutir um senso de comunidade entre seus funcionários.
Devemos nos lembrar que compartilhar conhecimento é construir relacionamentos e fomentar a colaboração entre as pessoas.
Ao adotar e integrar ao DNA uma cultura de compartilhamento, fica mais fácil fazer com que os funcionários compartilhem continuamente o que sabem à medida que isso se torna um modo de ser do negócio.
2- Facilite o compartilhamento e a preservação do conhecimento
A cultura é apenas um conceito, a menos que lhe sejam oferecidas ferramentas para a ação.
Como tal, você precisa permitir que seus funcionários compartilhem de forma eficaz e eficiente o conhecimento que possuem. Isso significa fornecer canais, plataformas e espaços que facilitem compartilhar o conhecimento no dia a dia.
O compartilhamento de conhecimento deve ser feito de forma livre e organizada. Mas deve-se observar a criação deste conhecimento.
Sendo o conhecimento um ativo, armazenar informações que podem ser acessadas e compartilhadas ao longo do tempo é vital para a longevidade de uma empresa e a permanecia deste conhecimento.
3- Centralize seu conhecimento para criar uma única fonte de verdade
Isso pode ser referido como a criação de uma única fonte de verdade. Centralizar o conhecimento acumulado da sua organização de forma acessível a todos os membros da equipe em todos os momentos — mesmo quando o compartilhamento não está ocorrendo em tempo real — permite o acesso desimpedido a informação. Isso garante que o conhecimento seja preciso, bem-organizado e atualizado.
Embora existam vários tipos de ferramentas para gerenciar o conhecimento, se você quiser tornar fácil para os indivíduos compartilharem informação, usar uma base de conhecimento seria o mais benéfico.
Com uma base de conhecimento, você também pode:
- Limitar o acesso para garantir que apenas aqueles com os privilégios adequados possam acessar ou editar o conteúdo de conhecimento.
- Facilitar os colaboradores a encontrarem as informações de que precisam e quando precisam devido à funcionalidade de pesquisa superior.
- Ter acesso a análises detalhadas que permitirão entender melhor como o conhecimento está sendo compartilhado e quais melhorias você pode fazer.
O primeiro passo para fazer isso é criar um único espaço digital para abrigar todo e qualquer conhecimento que flua pela sua organização. Muitas empresas utilizam o Sharepoint para isso, porém o conhecimento fica espalhado e não é tão userfriendly para concentrar informações.
4- Definir Funções
Uma cultura de compartilhamento de conhecimento prospera quando cada funcionário participa de forma ativa dela. Cada membro da equipe, por padrão, tem um papel, e esse papel é estar constantemente buscando compartilhar e receber conhecimento.
No entanto, há momentos em que uma abordagem mais intencional e direcionada deve ser usada para impulsionar esses esforços. Seja abordando uma área de necessidade ou a criação de uma iniciativa de aprendizado específica. Assim surge a necessidade de funções definidas em suas iniciativas de compartilhamento de conhecimento.
Quando mais iniciativas intencionais de compartilhamento de conhecimento são implementadas, funções definidas são necessárias. Esta é apenas mais uma maneira de continuar e fortalecer a cultura de compartilhamento de conhecimento que você está se esforçando para estabelecer.
Conclusão
Não importa como você aborda o compartilhamento de conhecimento em sua empresa, uma coisa é certa: o sucesso depende de seus funcionários, e de ferramentas certas para ser eficaz nesse objetivo.
Ao criar uma base de conhecimento com a Faq.NET, o compartilhamento em nível pessoal e organizacional se torna simples, simplificado e centralizado.
Desde o reconhecimento do trabalho até a maximização da eficiência com que as informações são compartilhadas, armazenadas e acessadas, a abordagem da Faq.NET para o conhecimento é o facilitador final da cultura da empresa que você imagina.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.
[…] Um Estudo Econométrico do IZA – Institute of Labor Economics da Alemanha, demonstra que a produtividade dos que ficam caem em média 12%. Esse prejuízo não conta com a perda de conhecimento da organização que é levada pelos colaboradores demitidos. Tratamos deste tema de custo do conhecimento neste artigo: Conheça os benefícios de incentivar o compartilhamento do conhecimento […]
[…] Por isso ter um especialista no início do processo é fundamental para o sucesso. Na parte financeira indicamos fortemente uma estrutura treinada de forma recorrente. Nossos analistas de BPO Financeiro recebem treinamento constante além de uma base de conhecimento estabelecida. […]