Quando um líder delega, ele se permite concentrar no trabalho prioritário e oferecer oportunidades de crescimento a sua equipe. Embora os gestores conheçam esses benefícios, muitos não conseguem delegar na prática.
São muitos os motivos que podem levar a você não delegar:
- Você pode achar que é o único a fazer o trabalho corretamente;
- Você acha que é mais rápido executar do que explicar a tarefa;
- Você acha que sua equipe vai ofuscar seu brilho;
- O pior deles, você sente culpa por adicionar mais trabalho a seu colaborador.
É este último que vamos tratar aqui. Cuidar do bem-estar de sua equipe é o princípio da boa liderança. Porém, a culpa descontrolada pode atrapalhar a delegação e simplesmente fazer com que você tenha uma sobrecarga.
Além de prejudicar o crescimento dos colaboradores, não delegar irá resultar em ansiedade, esgotamento e perda de atividades prioritárias.
Então vale a pena acompanhar as dicas deste texto.
Desafie a sua culpa em delegar
O sentimento de culpa é essencial para o ser humano. Quando justificado ele ativa nosso senso de responsabilidade e nos encoraja a fazer o que é certo.
A culpa ainda ajuda a criar um comportamento proativo de ajuste e melhoria.
Mas a culpa que está sentindo ao delegar pode não ser justificada. Um sentimento de culpa como esse pode estar associada a diminuição da sua autoestima, ansiedade, depressão e outros sintomas físicos que você deve observar.
Por isso desafie a sua culpa ao delegar. Pergunte-se:
- O que está me impedindo de delegar essa tarefa?
- Como posso estar errado ao não delegar essa tarefa?
- O que do meu sentimento de culpa é verdade?
Ao fazer esses questionamentos você pode encontrar a verdadeira causa de não delegar.
Você pode encontrar, por exemplo: Que não está delegando para tentar agradar a sua equipe, ou ainda, que você está tentando proteger um colaborador que não saiba ainda desempenhar as suas tarefas.
Se você tem problema de desempenho na equipe, indico o texto O que fazer se sua equipe estiver com baixo desempenho.
Bem, voltando. Com essas perguntas você entenderá se de fato existem motivos ou não para não delegar. Analisar isso pode deixar você atento por estar propenso à culpa. E assim você consegue desarmar esse gatilho e prosseguir na delegação.
Inverta o pensamento ao delegar
Quando você se sente culpado em delegar, pode ser pela preocupação em sobrecarregar a equipe. Ainda mais se a sua empresa realizou um Layoff (demissões em massa) recentemente.
Tratamos de apoio da equipe me Layoffs no artigo: Como apoiar colaboradores após um evento de layoff na empresa.
Inverta esse pensamento de culpa. Ao invés de pensar que vai sobrecarregar a equipe, pense:
- Ao passar essas atividades o colaborador vai se desenvolver;
- Ao receber uma atividade delegada o colaborador sentirá confiança em mim (Gestor);
- Ao entregar trabalho mais significativo para minha equipe eles ficarão mais engajados e comprometidos;
- Ao delegar, vou poder me concentrar em tarefas mais significativas para a área.
Observou quantos benefícios você pode ter em mente ao promover a delegação de tarefas. Pensar desta forma permitirá você se livrar mais facilmente da culpa da sobrecarga da equipe e se concentrar no que de fato é eficaz para o processo acontecer.
Mude a forma de proteger a equipe
A culpa em delegar, também pode estar associada a uma forma de proteção da equipe. Lógico que esse sentimento de proteção é equivocada, vis a vis, os benefícios da delegação que já tratamos aqui.
Saiba que existem outras formas de proteção que você pode utilizar e que serão mais efetivas para o desenvolvimento da equipe.
Ajude seus colaboradores a priorizar e eliminar atividades de baixo valor. Esta é uma forma de diminuir a sobrecarga, e você como sênior poderá se empenhar em demonstrar como isso pode tornar o trabalho mais produtivo para seus liderados.
Torne claras as metas e as atividades chaves para o time. Isso ajudará com que as pessoas não realizem atividades que não estejam conectadas as metas.
Uma forma de fazer isso é adotar OKR, tratamos disto no texto: OKR – O que é, como usar e ajudar os resultados e metas na sua Empresa.
Ajude a sua equipe a dizer não a demandas externas. Isso pode ser comum vindo de um membro mais sênior, onde é difícil dizer não. Então você pode ser o porta voz para alinhar o não, ou o agora não com a parte externa.
Fazendo essas ações você aumenta o valor do trabalho do seu time. Isso desprezando as atividades sem sentido e delegando mais efetivamente.
Melhore suas habilidades de delegação
Por fim, um motivo para culpa, também pode estar relacionado a sua habilidade de delegar corretamente. Aqui é mais simples, pois o foco está somente em resolver essa deficiência.
Você deve se empenhar em melhorar as suas habilidades para isso. Existe uma forma adequada de entender o momento do colaborador, seu conhecimento para a tarefa e o nível de apoio que você precisa fornecer.
Entender isso, e se agir corretamente faz com que o colaborador se desenvolva. Uma delegação eficaz é um ponto chave para garantir resultados satisfatórios.
Tratamos disso no nosso curso: Delegar tarefas com sucesso
Veja mais sobre ele, temos parte teórica, ferramentas e práticas para te ajudar neste desafio.
Conclusão
Bem, superar a culpa de delegar pode não ser fácil. Principalmente quando o seu comportamento de não delegar com a equipe vem de longa data.
Mas lembre-se dos benefícios que a prática de delegar pode gerar. Quando iniciar esse processo, irá com certeza gerar desconforto para você e para a equipe.
Por isso prefira sempre adotar um método, como o acima para evitar a culpa e os ensinados no curso Delegar tarefas com sucesso.
Isso ajudará a você se sentir um líder mais produtivo e completo.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.