Feedback, você já deve ter ouvido essa palavra no mundo corporativo. No passado era uma palavra muito associada por uma conotação negativa entre os profissionais, mas atualmente é essencial para o desenvolvimento das pessoas no ambiente de trabalho. Esse tema é tão importante que temos ferramentas como o Feedback Canvas que vamos tratar aqui.
A palavra “feedback” é original do idioma inglês e pode ser traduzida como retroalimentação”, ou seja, significa a resposta dada a uma ação ou postura através de uma forma de avaliação.
Assim, o Feedback é uma forma de você entender o seu comportamento a partir da avaliação do seu interlocutor. Dar um feedback significa que você se importa com o outro e como qualquer presente dado, quem recebe, deve refletir e gerar ações verdadeiras que proporcionem crescimento.
Neste período a pandemia levou muitos para um modelo híbrido de trabalho o e escritório deixou relacionamentos mais restritos. Empresas que valorizam as pessoas incorporaram esse processo em sua cultura. Vamos ver mais sobre o tema.
A importância do feedback
Para se desenvolver é preciso que você compreenda como suas competências técnicas e comportamentais estão dentro de um contexto. Embora seja possível um processo de autoavaliação para isso, ele pode ser “míope”. Fazendo individualmente, você pode desconsiderar valiosos pontos das pessoas ao seu redor, ou ainda errar feio na sua autoavaliação.
É nisto que o feedback serve, de insumo para a reflexão e ação de desenvolvimento, partindo de uma avaliação realizada pelo outro. Por isso esse processo é tão essencial para pessoas que querem melhorar seu desempenho.
Dentro do movimento do Agile, inclusive, o ciclo de feedback deve ser curto. Ele deve ter o suficiente para que você receba, provoque a ação e já tenha novos inputs para melhoria. Então vamos ver uma ferramenta que podemos adotar em qualquer equipe ou empresa.
O que é o feedback canvas?
O Feedback Canvas é uma ferramenta criada pelo professor Matheus Haddad. Ela permite avaliar o seu desempenho a partir da participação coletiva de uma equipe ou conjunto de pessoas.
Seu uso permite que o seu feedback torne-se mais participativo e com isso você possa ter uma grande contribuição do grupo para o seu desenvolvimento. Com o uso do Feedback Canvas, a avaliação de desempenho se torna mais inclusiva e eficiente.
Como conta com as pessoas de um time, isso pode transformar um ambiente de trabalho, então vale a pena implementar. Empresas que facilitam o feedback entre as pessoas tornam o ambiente mais colaborativo e de confiança entre os profissionais.
Na prática, a ferramenta ajuda que todos os colaboradores possam expressar seus pontos de vista sobre cada colega, bem como ficar ciente do que se pensa sobre eles.
Como utilizar a ferramenta?
Para utilizar a ferramenta você pode imprimir simplesmente imprimir o Canvas (sugere-se no formato A3) ou ainda, do jeito que prefiro utilizando uma planilha compartilhada. Para facilitar estamos disponibilizando o modelo da planilha neste link.
O primeiro passo é incluir o seu papel na organização, que pode ser simplesmente a função que você exerce.
No segundo passo, inclua as competências técnicas e culturais que devem ser consideradas no processo de avaliação.
Para as competências técnicas, sugerimos que inclua as principais atividades ou entregas realizadas pelo profissional. É possível “retirar” as culturais dos comportamentos que a empresa espera de seus colaboradores.
Preenchida essas informações, deve-se fazer a sua autoavaliação. No modelo de planilha que utilizamos incluímos a letra A no quadrante para identificar o que o profissional considera sobre seu desempenho.
O modelo possui sete níveis diferentes de competências, sendo eles:
- Novato: não tem conhecimento e experiência. É considerado um iniciante na área;
- Aprendiz: tem um pequeno conhecimento e apresenta pouca habilidade. Está ingressando na área e está aprendendo;
- Praticante: tem um bom conhecimento sobre o tema. Está praticando e obtendo bons resultados;
- Profissional: tem ótimos conhecimentos e habilidades no tema. É capaz de tomar a frente dos problemas para resolvê-los;
- Professor: domina o tema. É um expert. Se destaca por conseguir ensinar outras pessoas. É visto como uma referência profissional pela equipe;
- Líder: combina conhecimentos para otimizar e melhorar ainda mais o seu trabalho. É percebido como um líder natural pela equipe em relação ao tema;
- Mestre: cria novos conhecimentos relacionados ao tema, domina a sua execução e serve de inspiração para a equipe.
O passo seguinte é alinhar com a equipe o modelo de avaliação, explicar os objetivos e compartilhar a planilha para ser preenchida em determinado prazo. O time deve avaliar as competências e incluir os pontos positivos , os negativos e as ações que o seu colega pode realizar para melhorar.
Na planilha que incluímos para você baixar, você encontrará um exemplo prático de um Analista Financeiro.
Feedback Canvas X Avaliação de desempenho
Em um olhar sobre a ferramenta, pode parecer que o Canvas tratado no artigo se contrapõe a Avaliação de Desempenho tradicional. O que diferenciam essas duas ferramentas são os propósitos, que são diferentes.
O canvas possui o grande proposito de trazer um feedback com base no contexto coletivo. Isso torna a ferramenta de grande valia para entender as ações que devem ser tomadas.
Um outro ponto é que não há custo para iniciar o processo e pela facilidade qualquer um pode utilizar, e a qualquer momento.
O desempenho no ambiente de trabalho é uma consequência direta do feedback que cada colaborador recebe. Então peça feedback e utilize o Canvas para desenvolva sua equipe.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.
[…] incansavelmente feedback para […]