Custos são um tipo de problema que você deve estar sempre atento e cortar em sua empresa. Se não realizar, existe o risco de não ter o lucro necessário para a manutenção da empresa e o seu retorno financeiro.
Nesta hora sempre fica uma dúvida sobre o que pode ser feito e o que pode ser cortado, que não prejudique a estratégia.
Além disso, após um corte é necessário ser persistente para que a ação não acabe nela mesmo e todo o seu esforço possa ser perdido.
Se você tiver uma empresa com foco em custos, você pode ser a empresa mais lucrativa do seu setor. Os empreendedores não cuidam disso do jeito que deve ser feito.
Bem, se você se preocupa com os custos e quer retirar um lucro maior do que o atual, deve ler atentamente as informações que compartilhamos com você.
Como Criar uma Cultura de Lucros, ops Custos
O clichê de planejamento estratégico que mais pode prejudicar a sua empresa é não ter uma missão definida corretamente.
Uma missão deve ser uma declaração de proposito de para que aquela empresa existe.
A Capital Social, escritório contábil na qual fui empresário por 8 anos, tem como missão facilitar a vida do empreendedor. Nada como aquelas tradicionais ser o melhor serviço para os nossos clientes, e blá blá blá.
Eu digo isso, pois um proposito é direcionador para saber se tal custo, cabe ou não neste proposito.
Outro ponto, é por mais que falemos sobre Preço, com itens de como precificar, como obter mais vendas com descontos, essa estratégia pode não ser satisfatória. O preço está dado pelas lições de economia, com o equilíbrio do mercado.
Dito isso, muito do que pode ser feito com o lucro, é reduzir o custo. É assim que se obtém o lucro máximo de um mercado.
Então com relação aos custos, corte eles sempre, sempre mesmo:
- Não faça isso somente em recessões;
- Transforme em rotina para se manter competitivo;
- Crie uma cultura de redução permanente de custos.
Todo Custo deve ser reduzido
Você deve encarar todo o custo como um mal necessário. Desta forma você vai conseguir enxergar o que deve ou não ser reduzido.
Custos maiores, somente alimentam a vaidade de uma organização maior e mais burocrática. Estamos em uma época que ser enxuto é necessário para a competição.
Portanto, o segredo de uma empresa de sucesso é o seu lucro e não os seus custos. O custo não passa de um obstáculo a ser vencido.
Para isso você deve sempre se perguntar:
- Se eu eliminar esse custo perderia o quê?
- Esse custo menor, implicaria em menos receita? Como?
Se não conseguir responder isso, então dito e feito, o custo é desnecessário.
Primeiro Reduza, depois pergunte
Existe um erro, e um receio dos empreendedores em ser cautelosos demais para reduzir custos. Muitos gestores e empresários somente o fazem após ter certeza que é uma decisão certeira.
Mas o que devemos sempre fazer é inverter a forma de pensar.
Só devemos manter esse custo se tivermos certeza que é uma decisão certa.
Lembre-se que, se você errar, alguém irá avisar e poderá reverter a decisão. Um exemplo disso é se a empresa precisa de 2 funcionários, contrate somente 1. Com certeza alguém te avisará que está sobrecarregado na função.
Agora se você gastar além da conta não poderá reverter o erro. Reduza os custos e ajuste o que estiver errado.
Nenhum custo é tão pequeno que deva passar desapercebido
Mostre a todos na empresa que você quer implementar uma cultura de redução de despesas. Não ignore um custo, por pequeno e insignificante que pareça ser.
Lembre-se que o custo é um mal necessário e o seu papel é reduzi-lo ao máximo.
As pequenas despesas podem fazer uma enorme diferença.
Em nossa empresa, agrupamos o processo de pagamentos de contas, pois aqueles custos ocultos aparecem de uma forma mais evidente. Fazer gastos diários, vai fazer com que despesas inúteis passem desapercebido por você.
Não se preocupe como será visto pelos funcionários
Outro receito comum é o de ser visto como um mau sujeito pelo rigor no corte de custos.
A firmeza e a orientação da organização irão gerar respeito. Lembre-se que fazer o que deve ser feito. Isso demonstra ser competente com os resultados e trará somente os feedbacks positivos.
As pessoas são adaptáveis ao contexto. Seis meses após as mudanças ninguém mais se lembre das adaptações necessárias.
Mudanças drásticas que gerem desconfortos em pouco tempo se tornam rotineiras e inofensivas.
Como diria uma frase que adoro: “A dor é passageira, mas os resultados são para sempre”.
Ação prévia a qualquer redução – O Controle
Falamos um pouco sobre a redução de custos, e não podemos deixar de lembrar de uma ação prévia que quase sempre é negligenciada pelos empreendedores. O Controle de Entradas e Saídas.
Um Controle de Caixa permitirá uma análise dos gastos agrupados por categorias. Essa informação é essencial a qualquer ação de redução de gastos. Além disso, é possível adotar um Orçamento e permitir o controle de Previsto X Realizado.
Afinal, sem saber para onde olhar com mais atenção você gastará mais energia com pouco resultado.
Um dos obstáculos encontrados na empresa para não ter esse controle é a falta de disciplina em processos financeiros.
Isso pode acontecer, pois, um sócio que assume a função, divida a atenção com a operação. Ou ainda, um colaborador seja deslocado para essa função tenha pouco conhecimento na área.
Uma forma de evitar que isso ocorra é a Terceirização das Atividades de CFO a uma empresa especializada como a KashFlow. Com a especialização, o custo de manter o controle financeiro pode ser menor que a de contratar um funcionário, e ainda sem os inconvenientes disso, como férias, faltas e treinamentos.
Sabendo mais sobre redução de custos
Se a sua preocupação com custos é grande, você ainda não tem um financeiro organizado, vamos conversar com a nossa equipe. Temos os skills financeiros adequados para colocar em ordem as finanças de sua empresa. Aguardo seu e-mail.
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