Você sabe a importância do reconhecimento aos colaboradores? Uma pesquisa da Gallup (que tem a pergunta em seus forms “se a pessoa recebeu um reconhecimento nos últimos 7 dias”) demonstra que ter um líder que sabe reconhecer e faz isso com frequência melhora a produtividade entre 10% a 20%.
De fato, é possível fazer essa suposição pois o reconhecimento traz satisfação e motivação para o trabalho.
Mais por que será que nós lideres não fazemos isso com frequência ou habilidade? Isso é um fato, a pesquisa publicada demonstra que 65% dos colaboradores não receberam algum tipo de reconhecimento no período de um ano.
Vamos falar um pouco disso neste texto, a importância, as características de um líder que reconhece e como melhorar essa habilidade de gestão.
E aqui não vamos te estimular a “inventar” reconhecimento somente para melhorar a produtividade do time, isso não funciona. Você verá como é possível fazer de forma verdadeira.
Importância do reconhecimento aos colaboradores
Você concorda que reconhecer atitudes pode ajudar na motivação do colaborador.
O que de fato ocorre é que existe duas reações importantes ao se reconhecer. O colaborador se sente direcionado e com a certeza das ações que ele está fazendo que estão na direção correta, e, aumenta o sentimento de pertencimento a um time ou equipe.
Isso torna uma pessoa mais confiante. Os efeitos disso podem ser sentidos da seguinte forma:
- Colabores se sentem mais confiantes.
- Há uma percepção de tratamento justo.
- As pessoas se percebem mais bem informadas.
- Aumenta o esforço adicional as tarefas.
- Diminui os pedidos de rescisão
Observou os benefícios? Saiba que líderes inclinados a reconhecer possuem algumas características. Vamos ver no próximo tópico.
Características do líder que sabe reconhecer colaboradores
Sabe aqueles líderes que tem a habilidade de reconhecer um bom trabalho ou atitude de seus colaboradores ou pares?
Eles possuem um conjunto de características que você pode observar, e compreender por que são assertivos nesta estratégia.
a) Colaboração e trabalho em equipe
Líderes que promovem o reconhecimento, são mais propensos a criar um espírito de time e valorizam o trabalho em equipe. Reconhecer que o time pode chegar mais longe gerar essa necessidade de feedback constante e reconhecimento.
b) Aberto a receber feedbacks
Saber reconhecer, diz respeito a dar feedbacks positivos, então líderes com essa característica saber a importância de receber feedbacks e agir sobre eles.
c) Construtor de relacionamentos
Outra característica marcante é construir facilmente relacionamentos. Para reconhecer é preciso observar e isso tem a ver com a empatia e o reconhecimento do outro. Pessoas assim mais facilmente constroem relacionamentos verdadeiros.
d) Inspirador e motivador
Aqui, talvez até por questão da produtividade do time, mais líderes que adotam o reconhecimento atingem mais resultados e suas equipes o têm como inspiração e motivação para desempenhar um trabalho melhor.
Embora essas sejam caracteristicas pessoais, a liderança é uma habilidade que pode ser aprendida, por isso passaremos a dar dicas práticas para melhorar o reconhecimento de equipes.
Como melhorar o reconhecimento de equipes
Bem, mas você vai se perguntar, eu não tenho essas características então sem chance, não conseguirei aproveitar os benefícios e aprender as habilidades de um líder assim.
Não pense assim, a liderança é uma habilidade que precisa ser estimulada todos os dias, então vamos colocar as dicas práticas para engajar equipes com o reconhecimento verdadeiro.
Melhore o conteúdo do reconhecimento
- Ser específico ao reconhecer, ele é mais poderoso do que simplesmente dizer “você fez um bom trabalho”, além disso no especifico é premiado justamente a ação que deve ser lembrada e reproduzida pelo colaborador.
- Passe a observar as ações e não resultados, eles possuem mais poder para o reconhecimento pontual e frequente, e são mais importantes como direcionador.
Melhore a forma de reconhecer
- Reconheça as características pessoais para não expor um colaborador tímido por exemplo. Adapte a melhor forma para cada pessoa.
- Tente ser significativo, escrever notas e cartões pode ser uma boa ideia para aumentar o valor dado ao reconhecimento
- O reconhecimento imediato é melhor do que o feedback formal, portanto, não perca oportunidades
Aumente a frequência do reconhecimento
- A frequência te trará maior habilidade no reconhecimento
- Defina uma meta pessoal, você pode por exemplo definir que toda semana tem que reconhecer uma pessoa, isso o ajudará a perceber mais o entorno.
- Pense periodicamente: “Quem foi acima ou além de hoje? Quem fez mais do que o esperado? Quem fez uma contribuição útil?” Isso ajudará a escolher bem o reconhecimento.
Conclusão
Todos nós já ouvimos sobre a importância do reconhecimento e, no entanto, muitos líderes não estão fazendo isso o suficiente. Você está fazendo a sua parte?
Esperamos que esse texto seja um lembrete importante para dizer às pessoas – aqueles que se reportam a você e seus pares, o bom trabalho que estão fazendo, e vamos que vamos.
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